Casa Própria. Financiar ou Alugar?

Casa própria. Financiar ou alugar? Esse é um tema que tem recebido bastante atenção nos meios de comunicação atualmente. A maioria dos influenciadores digitais tem defendido a tese de que é melhor alugar. O argumento principal dos que defendem essa tese é que quando você compara o valor da prestação de um financiamento imobiliário com o valor do aluguel do mesmo imóvel, o valor da prestação é bem maior que o valor do aluguel, resultando em uma diferença substancial. Então, aconselham, você aluga o imóvel e aplica o que você daria de entrada mais a diferença mensalmente no mercado financeiro. Agindo dessa forma, dizem, você poderia comprar um imóvel semelhante à vista em aproximadamente quinze anos.

Em minha opinião, o que há de errado com esse pensamento? A diferença não se mantém, pois as prestações são fixas ou decrescentes e o aluguel é reajustado anualmente pelo IGP-M.

Considerando um financiamento de trinta anos, seria necessário aferir a diferença mês-a-mês durante trinta anos comparando com o aluguel de um imóvel semelhante, de preferência no mesmo prédio e no mesmo andar.

Vamos supor que você resolveu alugar e o seu vizinho resolveu financiar. O seu aluguel será reajustado anualmente. Dessa forma, a diferença será menor a cada ano, e chegará um dia que o valor do aluguel será maior que o valor da prestação do seu vizinho. Neste ponto não existirá mais diferença a ser aplicada.

Então qual seria outra maneira de fazer esse tipo de análise?

Eu acredito que usar a técnica do VPL (Valor Presente Líquido) seria mais apropriado neste caso. Do lado do financiamento seria necessário considerar os custos com entrada, ITBI, cartório de registro de imóveis, prestações, abatendo no final do prazo o valor de mercado de revenda do imóvel, tudo a valor presente. Dessa forma seria apurado o VPL da opção de financiar levando-se em consideração todo o prazo do investimento. Do lado do aluguel será necessário projetar o valor reajustado ao longo dos 30 anos e em seguida calcular o valor presente de todo o fluxo de 30 anos. Por último devemos comparar o VPL das alternativas. O que apresentar o menor VPL será o menos oneroso, portanto a melhor opção.

Para demonstrar essa tese gravei um vídeo que se encontra disponível no YouTube que pode ser acessado neste link Casa Própria. Financiar ou Alugar?

No final do vídeo tem uma pesquisa para você dar sua opinião. Participe!

Bons negócios!

Planilha Casa Própria. Financiar ou Alugar? Disponível para venda.Uma cópia editável, sem senha, será enviada por e-mail, manualmente, após a confirmação do pagamento.

Gil Rodrigues

Graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Pós-graduado em Administração, com ênfase em Administração Financeira. Trabalhou em várias instituições financeiras. Desde 2009 vem atuando como professor universitário em Belo Horizonte. Criador do BLOG $Dinheiro que Rende$ e do SITE Planilhastogo.com.br - Atualmente apaixonado pelo marketing digital.

Website: http://achadosonline.com/

Deixe uma resposta