Como criar um site ou blog na Internet – Principais etapas.
Criar um site ou blog? Se você está pensando em marcar a sua presença ou do seu negócio no ciberespaço você certamente vai precisar criar um blog ou um site na internet. Uma das principais diferenças entre as duas mídias é a interatividade. O blog, por sua natureza, é mais interativo, onde você posta frequentemente novos conteúdos, recebe comentários, responde esses comentários, interagindo constantemente com seu leitor ou visitante. Já o site tem uma caráter mais estático, principalmente os sites institucionais, que possuem páginas voltadas para informações sobre a empresa, localização, principais produtos, formas de contato, formulários para orçamentos, coisas que não ficam sendo alteradas com frequência. Tem também os sites de lojas virtuais, portal de notícias etc.
Após ter definido que tipo de conteúdo você vai divulgar, você vai precisar escolher um nome para o seu site, ou seja, o domínio. O domínio é formado por um nome e uma extensão, como por exemplo: seunome.com, seunome.net, seunome.com.br e várias outras extensões disponíveis para registro.
Após escolher o nome você vai precisar registrar esse nome no registro.br, na GoDaddy, só para citar algumas referências. O passo seguinte é a hospedagem do site. Você vai precisar escolher onde hospedar o seu site. Algumas opções são UOL Hoste, HosteGator, entre outras.
O passo seguinte é a escolha de um CMS (Content Management System), que é conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação. O mais usado mundialmente é o WordPress. Outra opção seria o Wix, todavia a comunidade WordPres é enorme, com milhares de desenvolvedores, facilidade de cursos pagos e gratuitos, facilitando bastante a vida dos administradores de sites.
Optando pelo WordPress você vai precisar fazer o download do WordPress, instalar na hospedagem escolhida, configurar, finalizar a instalação e começar a montar as páginas e publicações do seu site.
Tendo finalizado todas as etapas anteriores você ainda precisa indexar o seu site para que ele seja encontrado pelos mecanismos de buscas. O que pode ser feito com a ajuda do Google Search Console. É importante também instalar o Google Analytics no seu site para que seja possível acompanhar o alcance que ele está conseguinte, ou seja, o tráfico. Quanto mais tráfico, mas relevância para o seu objetivo.
O último passo, e não menos importante, é a divulgação, que vai lhe custar um bom dinheiro. De que adianta você construir um belo site que ninguém visita? Nesta etapa você pode contar com o Google Adwords, Facebook Ads, Taboola, Outbrain e muitas outras empresas especializadas em gerar tráfego pago.